NOSSA HISTÓRIA
O nome 'Kaplun' se deu em homenagem ao radialista e escritor argentino (1923-1998) Mario Kaplún. Um dos maiores edu-comunicadores do século XX. Foi graças a ele que o termo edu-comunicador foi cunhado. Mario Kaplún e Paulo Freire sistematizaram as conexões necessárias para a emancipação social por meio da interação entre comunicação e educação.
Origem - Nossa história começou em 31 de agosto de 2018. Mas o sonho já é mais antigo. Nessa data aconteceu o lançamento do livro Educomunicação – sua imagem está na tela, resultado de oito anos de pesquisas e atividades de extensão em Educomunicação, junto à Universidade Católica de Brasília (UCB/DF). O livro foi organizado por Joadir Foresti, em coautoria com Janete Cardoso e com a participação de diversos autores. A obra conta com artigos, experiências e projetos de Educomunicação voltados à superação do bullying, convergência digital, estudos de cultura midiática nas licenciaturas e acessibilidade, entre outros temas. Contou ainda com artigo do professor Ismar de Oliveira Soares, o pesquisador mais conhecido em Educomunicação no Brasil.
O sonho de concretizar o Instituto em forma de um Clube iniciou em 2018, durante o período de edição do livro Educomunicação – sua imagem está na tela, quando o coordenador do projeto, prof. Joadir Foresti, lançou-se o desafio de constituir uma agremiação que reunisse pessoas e instituições interessadas em divulgar e fazer acontecer a Educomunicação no Distrito Federal.
O apelo motivador era o de conectar as pesquisas acadêmicas, os conhecimentos adquiridos e as experiências em comunicação e educação. Um projeto que se levasse em conta as novas formas de aprender e ensinar e que estivesse em sintonia com a cultura maker na formação e fortalecimento de educadores. O projeto foi sendo ajustado e alinhado e, no final de 2018, já tinha uma marca e um nome oficial: Clube Kaplún de Educomunicação de Brasília. A base de pensamento e de ação do Clube Kaplún foi calcada inicialmente em três eixos temáticos: alfabetização midiática, processo de comunicação e Educação e Cultura maker.
A consolidação – O Clube Kaplún se consolidou como um ‘hub de incentivo à criatividade e à inovação, por meio da interação entre comunicação, educação e tecnologia’. Os participantes do Clube se constituem em pessoas e instituições interessadas em consolidar as ações do Kaplun como participantes esporádicos, consultores e instituições parceiras.
Neste curto tempo de existência já foi possível congregar diversas atividades, pesquisadores e registrar iniciativas de Educomunicação realizadas no Distrito Federal, por meio de eventos e publicação de informações no blog do Clube. No segundo semestre de 2019, os esforços se concentraram no incentivo a criação do Núcleo de Educomunicação do Distrito federal, ligado à ABPEducom, uma vez que a região conta com diversos associados, pesquisadores e simpatizantes, interessados em aprofundar os temas da Educomunicação.
Debates no Youtube -– Em 2020, em plena pandemia do Coronavírus, o Clube marcou sua contribuição por meio de lives chamadas ECT Debates (Educação, Comunicação e Tecnologia) disponíveis no canal do YouTube - https://www.youtube.com/clubekaplun
Já conhece nossos cursos e consultorias?
O Instituto Kaplun se consolida por meio de seus três Programas: ‘Formação de Professores’, ‘Carreiras e Escolhas’ e ‘Comunicação e Liderança’. Atua sempre com metodologias que permitem a participação, a criatividade e o uso de diferentes ferramentas. Além dos cursos, palestras e workshops, oferece mentoria e assessoria para projetos específicos, sempre com o objetivo de fortalecer o sujeito, suas escolhas e sua liderança.
Início do Instituto Kaplun
Em 2021, ainda durante o período de pandemia do Coronavírus e após um período de remodelagem estratégica, o Clube Kaplún e a empresa de consultoria APPUI Desenvolvimento LTDA se consolidam como Instituto Kaplun de Comunicação e Educação.
O Instituto Kaplun conta com uma rede de parceiros, instituições e consultores – profissionais que atendem as temáticas específicas. Os principais enfoques estão na formação de educadores, no desenvolvimento de liderança, nos processos de comunicação assertiva. O programa Minhas Escolhas enfatiza a capacidade de realizar escolhas conscientes e responsáveis, fortalecendo o sujeito na busca de sua realização, seus resultados profissionais e sua felicidade.
O Kaplun é coordenado e dirigido pelo professor e doutor em comunicação, Joadir Foresti e pela professora e doutora em educação, Janete Cardoso. O Instituto Kaplun mantém seu vínculo com parceiros e consultores e, confirma seu compromisso com a educação midiática, vinculada à Educomunicação.